Programa de intervenção em turma “Discriminação e Discurso de Ódio Presencial e On-line“
(de 24 de Janeiro de 2023 a 16 de Março de 2023)
Programa de intervenção em turma “Discriminação e Discurso de Ódio Presencial e On-line“
(de 24 de Janeiro de 2023 a 16 de Março de 2023)
Mesa Redonda “Discurso de Ódio e Liberdade de Expressão +Info
(25 de Novembro de 2022)
Mesa Redonda “Discurso de Ódio e Discriminação” +Info
(21 de Outubro de 2022)
Biden quer fim da “imunidade especial” das redes sociais contra discurso de ódio. + info
Numa cimeira sobre o extremismo e os crimes de ódio nos Estados Unidos, o Presidente norte-americano anunciou uma iniciativa para “construir pontes entre cidadãos de diferentes origens”, com o apoio das fundações de quatro ex-Presidentes dos EUA.
Internet usada como desinformação e discurso de ódio na campanha para as eleições gerais em Angola. + info
Internet usada como veículo de desinformação e discurso de ódio na campanha para as eleições gerais em Angola.
Andrew Tate foi expulso do Facebook e do Instagram. A causa? Discurso de ódio contra as mulheres. + info
A Meta, dona de ambas as redes sociais, referiu que o influenciador violou as políticas sobre organizações e pessoas perigosas. No entanto, mesmo ausente, Andrew Tate continua viral em todas as redes sociais.
Santos Silva diz que permitir discurso de ódio na AR seria pior maneira de respeitar 25 de Abril. + info
O presidente do Parlamento defende que “o que não é tolerável é que a Assembleia da República ou qualquer outra instituição da democracia portuguesa seja palco para discursos de ódio”.
“Não é tolerável que a Assembleia ou qualquer outra instituição da democracia seja palco para discursos de ódio”, diz Santos Silva. + info
O presidente da Assembleia da República disse esta quarta-feira que permitir discursos de ódio no Parlamento seria a “pior maneira de respeitar o 25 de Abril” de 1974 e apelou a uma maior participação eleitoral dos jovens. “O que não é tolerável é que a Assembleia da República ou qualquer outra instituição da democracia portuguesa […]
Discurso de ódio contra os valores de França: Paris expulsa pregador muçulmano do país. + info
O imã, bastante ativo nas redes sociais e que conta com mais de 169 mil seguidores no Youtube e outros 42 mil seguidores no Facebook, já reagiu à decisão, negando qualquer envolvimento em discursos de ódio ou de discriminação.
Augusto Santos Silva: “Defender o prestígio da AR passa por evitar o discurso de ódio”. + info
O presidente da Assembleia da República fez na RTP um balanço sobre os pouco mais de 100 dias nesse novo cargo. Augusto Santos Silva fala numa experiência “gratificante” e diz contar com o apoio “de todos os deputados, independentemente de serem do partido A ou B”.
Santos Silva: “Evitar o discurso de ódio faz parte da minha função”. + info
“Evitar o discurso de ódio na Assembleia da República faz parte da minha função”, frisou em entrevista à RTP2, acrescentando que assim o fará “sempre que necessário” independentemente do partido em causa.
Manifestação “Contra o Discurso de Ódio e Discriminação” na Universidade de Aveiro. + info
Jovens universitários participam na manifestação “Contra o Discurso de Ódio e Discriminação” promovida por um grupo de estudantes da Universidade de Aveiro, na sequência de declarações de um docente da instituição em que critica abertamente a comunidade LGBTQIA+. + info
Apresentação de um poster sobre o projeto no evento científico “Investigação no CPUP: potencialidades e sinergias” +Info
(30 de Junho de 2022, na Universidade do Porto)
Alunos contra discurso de “ódio” e “discriminação” de professor da Universidade de Aveiro
Em causa está uma publicação que o docente fez na sua página da rede social Facebook onde critica abertamente a comunidade LGBTQIA+, a propósito de uma campanha publicitária que dá a conhecer os vários termos relacionados com esta comunidade como “gay”, “lésbica”, “queer” ou “não binária”.
ONU pede fim dos discursos de ódio no dia do Orgulho LGBTIQ+. + info
Para marcar o Dia Internacional do Orgulho LGBTIQ+, neste 28 de junho, o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos nas Américas (ACNUDH) e a Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) publicaram uma nota conjunta pedindo o fim de narrativas estigmatizantes que incitam ódio, violência e discriminação com base no preconceito contra as […]
Apresentação de um poster sobre o projeto no Encontro sobre Responsabilidade Social Universitária +Info
(31 de Maio de 2022, na Universidade do Porto)
Estudo sobre discurso de ódio online. + info
O objetivo do ‘workshop’ “Hate covid-19.pt O discurso de ódio nas redes sociais”, que teve lugar no auditório do INESC-ID Lisboa no dia 17 de maio, foi “por um lado, divulgar o projeto e, por outro, envolver as próprias comunidades na apresentação e discussão dos resultados”, referiu a investigadora Paula Carvalho.
Apresentação do projecto no International Conference
Apresentação do projecto no International Conference: Young people, social media and online hate speech – “How to counter bystander apathy and increase citizens’ commitment against online hate speech?” (12 de Maio de 2022, Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto)
Um “microfone aberto para a difamação, xenofobia e discurso de ódio”. As preocupações com a entrada de Elon Musk no Twitter.+ info
Homem mais rico do mundo comprou a rede social por mais de 40 mil milhões de euros, prometendo como grande medida a liberalização dos conteúdos. A ideia mais defendida por Elon Musk é uma rede social completamente livre, sem qualquer tipo de restrições, seja a nível de imagem ou de linguagem. Em conversa com a […]
Europol identifica 176 pessoas em ação europeia contra crimes de ódio. + info
A operação decorreu em 11 países e foi apoiada pelo Centro Europeu de Luta Contra o Terrorismo da Europol, liderado por França.
“O único discurso proibido é o discurso de ódio.” PS, PSD e IL aplaudem Santos Silva. + info
Santos Silva afirmou que “o discurso do insulto e da discriminação” não será aceite e não tem lugar no Parlamento: “O único discurso proibido é o discurso de ódio”, acrescentou.
Kanye West suspenso do Instagram devido a discurso de ódio e ‘bullying’. + info
Kanye West foi suspenso do Instagram, de forma temporária, por violar as diretrizes da plataforma no que ao discurso de ódio e ao bullying diz respeito.
Facebook permite temporariamente posts violentos contra tropas russas ou que peçam morte de Putin. + info
A Meta vai permitir, ainda que temporariamente, que os utilizadores do Facebook e do Instagram de alguns países clamem por violência contra soldados russos. Esta informação consta de uma série de e-mails a que a agência Reuters teve acesso e que falam de uma mudança temporária na política de discurso de ódio das plataformas.
Sobrevivente do Holocausto pede combate ao discurso de ódio contra judeus. + info
Inge Auerbacher lembrou que as últimas vítimas e testemunhas do Holocausto estão a morrer e garante que “manter viva a memória do Holocausto é uma tarefa difícil”. “Infelizmente, o cancro reanimou e o ódio aos judeus voltou a ser comum em muitos países do mundo, incluindo na Alemanha”, assegurou.
Direitista Eric Zemmour condenado por discurso de ódio. + info
Candidato da direita radical às presidenciais francesas chamou “assassinos” e “violadores” a crianças migrantes. Já foi investigado 16 vezes e esta é a sua terceira condenação por questões raciais.
Divulgação Universidade do Porto sobre o Projeto “EducHate: FPCEUP propõe “embaixadores contra o ódio” nas escolas e universidades. +Info
Divulgação Universidade do Porto sobre o Projeto “EducHate: An educational approach to detect, combat and prevent online hate speech”: FPCEUP propõe “embaixadores contra o ódio” nas escolas e universidades
Divulgação Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto sobre o Projeto “EducHate” +Info
Divulgação Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto sobre o Projeto “EducHate: An educational approach to detect, combat and prevent online hate speech”, coordenado pela Professora Isabel R. Pinto e desenvolvido no Laboratório de Psicologia Social da Universidade do Porto – um dos projetos financiados pela Fundação para a Ciência […]
Universidade do Porto participa à justiça alegados atos de racismo. + info
A Universidade do Porto participou ao Ministério Público alegados atos de xenofobia e racismo por parte de alunos e professores nas faculdades de Engenharia e Letras, denunciados por um movimento de estudantes.
Apresentação do Projeto EducHate no Dia do Voluntariado na Universidade do Porto +Info
(4 de Dezembro de 2021, Círculo Universitário da U.Porto (Rua do Campo Alegre))
Organismos nacionais e internacionais exortam Portugal a combater racismo. + info
O Comité Anti-Tortura do Conselho da Europa lançou, a 27 de fevereiro de 2018, um relatório que aponta Portugal como um dos países da Europa Ocidental com o maior número de casos de violência policial.
“Mitos, teorias conspirativas e discurso de ódio.” Pandemia agravou antissemitismo na Europa. + info
A pandemia de Covid-19 “ressuscitou” a retórica antissemita e deu origem a “novos mitos e teorias conspirativas, culpando os judeus” pela atual crise sanitária, de acordo com um relatório da União Europeia (UE).
Discurso e crimes de ódio justificam resposta concertada na Europa
A União Europeia deve dar apoio às vítimas de crimes de ódio e de discurso de ódio, mas também garantir uma resposta através do direito penal, defendeu a Ministra da Justiça, sublinhando que Portugal apoiará uma iniciativa do executivo europeu nesse sentido.
Oportunidade de recrutamento: Recrutamento | 2 Bolsas de Investigação | EducHate. + info
Candidaturas até 27 de outubro de 2021. Encontra-se aberto concurso para a atribuição de duas Bolsas de Investigação (Posição A e Posição B no âmbito do projeto “EducHate: An educational approach to detect, combat and prevent online hate speech” (projeto nº 759154579), financiado pela Fundação para Ciência e a Tecnologia, em desenvolvimento no Laboratório de […]
Facebook tolerou discursos de ódio em países em guerra em prol de seu crescimento. + info
Revelação jornalística de relatórios internos sobre a insuficiência da moderação humana e automática de milhões de publicações provoca a crise de reputação mais grave da empresa. As revelações, baseadas em entrevistas com ex-funcionários e relatórios internos, mostram como a expansão global da empresa negligenciou o controle do conteúdo por causa, em muitos casos, de um […]
Ministro da Educação defende que o combate ao discurso de ódio começa na escola. + info
O ministro da Educação defendeu esta terça-feira que o combate ao discurso de ódio, à discriminação e à violência deve começar na escola, tão cedo quanto possível, e sublinhou a importância da inclusão social. “Do pré-escolar à formação adulta, Portugal considera que a educação desempenha um papel fundamental e insubstituível no combate a qualquer forma […]
“Gene” gay desaconselha dádiva de sangue por homossexuais, diz professor em aula na Universidade do Porto. + info
Docente disse, durante aula do curso de Medicina no ICBAS, que pode ser transmitido “um gene indutor da homossexualidade” a gerações futuras através da doação de sangue. Universidade diz que professor reconhece autoria dos comentários, tendo já feito um pedido de desculpas à turma esta quinta-feira.
Paulo Saragoça da Matta afirma que o Código Penal pune o discurso de ódio. + info
Paulo Saragoça da Matta concorda que pode fazer sentido uma revisão do artigo 240.º do Código Penal, mas não se revê na exposição dos motivos da proposta – que considera partirem “de um claro erro de leitura do numero dois do artigo 240.º”.
Agravar penas do discurso de ódio? Especialistas acusam Governo de não conhecer o Código Penal. + info
A ministra da Justiça quer agravar as penas do discurso de ódio. Quem seja condenado e tenha funções públicas pode vir a ter como pena acessória a interdição de exercício do cargo. Também jornalistas e professores podem ser penalizados com a expulsão das suas profissões. Por outro lado, pretende alargar-se o espectro das discriminações que […]
Facebook retira 315 milhões de publicações com discurso de ódio no 2o trimestre. + info
Em 2021, o Facebook removeu 31,5 milhões de publicações de conteúdos considerados discurso de ódio no segundo trimestre e 9,8 milhões no Instagram, de acordo com o último relatório da rede social.
O discurso de ódio. + info
Artigo de opinião de Adriano Moreira (advogado, professor universitário de ciência política e relações internacionais, e político português) sobre discurso de ódio.
Joana terá sido obrigada a trocar de roupa e Maria trajou para agradar professor. As queixas de outros alunos da U. Porto. + info
Uma aluna acusou o professor de não lhe ter entregue o exame pela forma como estava vestida e o caso está a ser investigado. Na Faculdade de Direito há vários relatos contra o mesmo docente.
“A indumentária só conta para alguns”. Há mais alunos a queixarem-se. + info
Depois de exporem o caso da colega a quem foi recusado o enunciado de um exame por estar vestida de forma inapropriada, começaram a cair outras queixas. Sara Machado, do núcleo HeForShe da Faculdade de Direito da Universidade do Porto, pede que se tirem consequências do caso que abalou a instituição na semana passada e […]
“Brasileiras Não Se Calam” e denunciam casos de assédio pelo Mundo. + info
O Porto é a segunda cidade portuguesa de onde chegam mais queixas ao projeto criado por cidadãs brasileiras emigradas com o objetivo de ajudar compratiotas que passem por situações de assédio ou discriminação.
Universidade de Aveiro abre inquérito a docente por partilhar mensagens de teor “discriminatório” nas redes sociais. + info
O reitor da Universidade de Aveiro, Paulo Jorge Ferreira, ordenou a abertura de um processo de inquérito a um professor do Departamento de Física da instituição, depois de a organização Quarentena Académica ter denunciado o docente. Paulo Jorge Ferreira revelou, esta segunda-feira, que foi aberto um inquérito devido à publicação nas redes sociais de mensagens […]
Dar a volta a frases que ouvimos demasiadas vezes, porque “o discurso de ódio não é argumento”. + info
A European Anti Poverty Network (EAPN) Portugal lançou a campanha “O Discurso de Ódio não é Argumento”, que se insere no âmbito da Semana da Interculturalidade — a sexta edição organizada pela EAPN.
Universidade do Porto suspende Professor por alegados comportamentos de assédio e discriminação. + info
Uma participação de 129 alunos da Universidade do Porto levou à suspensão preventiva por 90 dias do professor Pedro Cosme da Costa Vieira, que leciona na Faculdade de Economia.
Não há lados no discurso de ódio. + info
Artigo de opinião da jornalista Joana Petiz sobre discurso e crimes de ódio.
Estudantes denunciam xenofobia e racismo, U.Porto pondera processos disciplinares. + info
O grupo de estudantes universitários Quarentena Académica denunciou esta segunda-feira que estão a ocorrer atos de xenofobia e racismo por parte de alunos e professores na FEUP e na FLUP. U.Porto avançou que a instituição pondera avançar com a “abertura de processos disciplinares”, mas avisa que só pode o fazer com uma queixa formal das […]
Universidade do Porto participa à justiça alegados atos de racismo. + info
A Universidade do Porto participou ao Ministério Público alegados atos de xenofobia e racismo por parte de alunos e professores nas faculdades de Engenharia e Letras, denunciados por um movimento de estudantes. As denúncias dizem respeito, sobretudo, a ocorrências nas redes sociais.
Governo vai monitorizar discurso de ódio na Internet. + info
Após a Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial (CICDR) ter registado um aumento significativo de queixas e reencaminhado diversos casos para o Ministério Público, o Governo anuncia a sua intenção de monitorizar ocorrências de discurso de ódio na internet. Segundo a ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, o […]
Estudantes da UC lançam campanha “Respeech” para combater o extremismo e o discurso de ódio. + info
Um grupo de alunos do Mestrado em Relações Internacionais – Estudos da Paz, Segurança e Desenvolvimento da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC) cria a campanha “Respeech” para combater o extremismo e o discurso de ódio. Segundo Maria João Medeiros, uma das estudantes envolvidas, a campanha “surge depois de feito o diagnóstico aos […]